Estamos Online!
0 comentários juraski

O Doodle de hoje celebra o pioneiro egípcio da computação em língua árabe, Dr. Nabil Ali, em seu 82º aniversário. As inovações do Dr. Nabil Ali no campo da linguística computacional impulsionaram o mundo árabe para a Era da Informação, criando programas que permitiam aos computadores entender o árabe em formato digital. 

O Dr. Nabil Ali nasceu no Cairo neste dia de 1938. Expressando interesse pela arte desde tenra idade, Mohamed foi inspirado a aplicar sua paixão criativa pela estética visual ao mundo da engenharia. Depois de obter seu PhD em Engenharia Aeronáutica na Universidade do Cairo, ele passou mais de 20 anos trabalhando como engenheiro na Força Aérea Egípcia, bem como em várias empresas de computadores e eletrônicos em todo o mundo.

Para o Dr. Nabil Ali, a digitalização do árabe, com suas complexas regras lingüísticas e morfologia, era uma maneira de conectar os falantes de árabe ao mundo.

Ao longo de sua carreira, o Dr. Nabil Ali publicou vários artigos, livros e relatórios técnicos em apoio aos desenvolvimentos que estava desenvolvendo no campo da linguística computacional. Seu trabalho ganhou vários prêmios, incluindo o prestigiado prêmio da Arábia Saudita, o Prêmio King Faisal, em 2012 - reconhecendo suas contribuições pioneiras à Língua e Literatura Árabe.

Feliz aniversário, Dr. Nabil Ali!

 

 

Perguntas e respostas do Doodler com Kevin Laughlin

O Doodle de hoje foi criado pelo Doodler Kevin Laughlin.
Abaixo, ele compartilha algumas reflexões sobre a criação do Doodle:
 

 P: Você pode contar aos leitores sobre o processo de criação deste Doodle?

R: Este Doodle me lembrou o quão divertido é fazer pixel art. Será difícil não criar desculpas para fazê-lo em rabiscos futuros. 
 

 P: Você se inspirou em algo em particular para este Doodle?

R: As telas de título dos videogames da era de 8 bits foram minha principal inspiração. Imagens do computador do professor Mohamed parecem provocar muita nostalgia em pessoas que se lembram do software dele, então procurei imagens que criassem uma nostalgia semelhante em mim.
 

P: Você tem dicas ou truques técnicos usados ​​para criar este Doodle para compartilhar com jovens artistas?

R: Eu acho que qualquer jovem artista que queira aprender a pintar deve experimentar pixel art em algum momento. Esse meio que surgiu de limitações técnicas compartilha muitos princípios com as técnicas tradicionais de pintura a óleo: como destilar uma cena muito detalhada em uma ou duas cores, a importância da colocação em massa e permitir que se concentre na cor e na forma, em vez de marcar fazendo ou gesto. Ele ensina como ser econômico com suas escolhas. 
 

 P: O que você espera que as pessoas tirem deste Doodle?

R: Espero que os ocidentais sejam inspirados a explorar como as pessoas abordaram soluções para digitalizar seus idiomas ou sistemas de escrita ... é um tópico fascinante!

Fonte: https://www.google.com/doodles/nabil-ali-mohameds-82nd-birthday